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O que faz um copywriter

Copywriting é o tipo de escrita focada em persuasão. No marketing, o copywriting é utilizado como ferramenta para incrementar materiais como sites, anúncios, conteúdos de redes sociais, e-mails marketingblog posts, e-books etc.

Com a aplicação de textos persuasivos, o público-alvo é estimulado à uma tomada de decisão, seja essa uma compra, o fornecimento de dados, uma ação. Mais do que criar textos persuasivos, o copywriting se preocupa em criar uma comunicação focada na persona e na fase em que ela se encontra na jornada de compras.

O que faz um Copywriter?

copywriter é o profissional especializado em criar textos persuasivos.

No passado, era assim que eram chamados os jornalistas que escreviam os anúncios das páginas dos jornais. O termo era utilizado para diferenciá-los daqueles que escreviam as notícias.

Assim, o copywriter era o redator que dava voz às marcas e que argumentava para que os anunciantes conquistassem a atenção dos leitores e angariassem vendas entre eles.

Qual a diferença entre Copywritingmarketing de conteúdo e redação publicitária? 

Hoje, o papel do copywriter está um pouco mais distante da publicidade. Esse profissional cria textos e conteúdos voltados para o marketing digital, enquanto o redator publicitário tem foco em campanhas publicitárias. 

O texto publicitário tem um papel mais específico para vendas diretas e o copywriting tem foco em estratégias de atração e conversão, como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, sempre em um CTA forte, que direciona e estimula o leitor a concretizar alguma ação imediata.

Quando usar Copywriting?

copywriting pode ser utilizado em diversos materiais e formatos, como cartas de vendas, conteúdo para e-mail marketing, conteúdo para anúncios, para desenvolver roteiro para vídeos, para escrever artigos para blogs, em textos de landing pages e sites.

O objetivo é de que o leitor ou visitante tome uma ação que o direcione através da jornada de compras, seja assinar um newsletter, clicar para ser direcionado para outra página, baixar um material mais completo… tudo depende da estratégia definida.

Como fazer um bom Copywriting?

Se você quer conquistar textos persuasivos e que direcionem o seu público-alvo através da jornada de compras, o que os tornará seus clientes, acompanhe as dicas que separamos para garantir um bom copywriting.

Seja criativo…

Para garantir textos que prendem o leitor e tornam-se interessantes para ele, você precisa estimular a criatividade. Conteúdos originais se destacam, não só para as pessoas, mas também para os mecanismos de busca, que penalizam conteúdos copiados.

Seja objetivo!

Conteúdos mais longos como blog posts e e-book são muito bem-vindos e fazem parte de uma estratégia de atração, como no Inbound Marketing.

Mas, ao produzir um conteúdo, você precisa ter em mente que o leitor está buscando por uma informação de qualidade. Ela pode ser extensa, se o assunto assim necessitar. Foque no que é relevante sobre o tema proposto e não crie conteúdos longos apenas para parecer que existe mais informação contida ali.

Se o leitor se deparar com um texto longo e pouco objetivo, você não o prenderá por mais tempo. O que acontecerá é que ele irá buscar outra fonte que apresente de forma mais clara e rápida o que ele precisa.

Crie autoridade!

Se o leitor sente confiança no que está lendo e enxerga a sua marca como uma referência no mercado, as chances de conquistar a atenção e levá-lo para uma próxima ação com o CTA aumentam.

Então, para criar autoridade de marca, sempre publique conteúdos com base em pesquisas, cheque a veracidade das informações, produza conteúdos originais, úteis e de qualidade.

Seja Persuasivo…

Como estamos falando em copywriting e você já entendeu que esse tipo de texto tem como objetivo levar o leitor a concluir alguma ação. Persuasão é a palavra-chave.

Existem algumas técnicas de convencimento que podem ser aplicadas em textos. Uma delas é fazer o uso de gatilhos mentais. Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que levam o nosso cérebro a realizar alguma ação. Eles aceleram o processo de decisão, para economizar tempo e energia. Você pode e deve explorar gatilhos mentais em seus textos como um mecanismo incrível de persuasão.

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