Técnica que facilita bastante a comunicação, não apenas no que diz respeito às vendas, mas também quanto à clareza do texto.
Quando escrevo usando o copywriting, preciso me esforçar para tornar o texto o mais objetivo e cativante possível.
Devo ressaltar, porém, que não o utilizo pensando apenas em vendas quando escrevo um artigo para blog.
Não coloco um gatilho mental a cada frase no conteúdo.
Apenas tento tornar as coisas mais fáceis, tanto para mim, quanto para o leitor. No fim, acabo convertendo mais…
Apesar de não ser formado em jornalismo, tenho uma pequena bagagem com textos desse estilo.
Fui idealizador e editor de uma revista durante um ano e meio, o que me proporcionou uma boa experiência.
Tento “não deixar” este meu lado jornalista falar mais alto na hora de escrever.
Por quê?
Porque o conteúdo web tem uma proposta diferente. Não é só informar, tem que vender.
Por isso, explicou:
De acordo com meu entendimento, um texto informativo puxado para o jornalismo seria um “extremo abaixo”, estando o texto persuasivo na “ponta de cima”, ou seja, no outro extremo.
O que então seria ideal em um texto para blog?
O equilíbrio.
Sei que parece tolice comparar uma linguagem com outra, mas foi dessa forma que consegui estabelecer o parâmetro:
Informativo e vendedor.
A verdade é que em algum momento, os estilos convergem.
O que precisamos fazer é aplicar tudo na dosagem certa para não confundir o que é uma coisa e o que é outra.
Não curto muito essa coisa de “politicamente correto” e sou a favor do “cada um faz o que entendeu ser o certo”.
Desde que a ética e o equilíbrio sirvam como base, e, que gere resultados.
No que diz respeito ao uso de copywriting na criação de conteúdo para a web, sou um entusiasta e acredito que todo redator web deveria aprender.
Elevando o nível do conteúdo com o copywriting
O conteúdo para blog deve atrair, educar e provocar consciência.
Mas também precisa persuadir, convencer e converter.
O conteúdo deve vender de alguma forma, mesmo que seja uma ideia.
E nesse caso, ao usar técnicas de copywriting os resultados se tornam indiscutíveis.
Cabe ao responsável pela produção, seja ele o editor ou o redator, saber o que usar, na hora de usar e como usar cada técnica.
Principalmente comunicando “no time”, nas diferentes etapas da jornada de compra (topo, meio e fundo do funil de vendas).
Trabalhar com marketing digital tem sido um desafio para mim, já que todo dia me aplico a conquistar tal equilíbrio.
Com o copywriting consigo elevar o nível de minha escrita.
Tudo fica mais simples quando você entende que o copywriting não é apenas para vender.
Ele te dá base para muitas coisas, inclusive para tornar o texto mais atraente.
As headlines, por exemplo, se tornam muito menos cativantes sem o trabalho de copy.