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Não cometa estes três erros no seu marketing de conteúdo

Se você tem investido em marketing de conteúdo, mas não sabe se a estratégia está dando certo, existem duas alternativas possíveis:

  1. Você não sabe como avaliar os resultados dos seus conteúdos;
  2. Você não está executando a estratégia como deveria.

Leia o artigo para saber como contornar esses dois pontos. Uma coisa posso te garantir: ao seguir todas as boas práticas do Inbound Marketing e do SEO, sua estratégia renderá um ROI (Retorno sobre Investimento) altamente positivo e vantajoso para o seu negócio.

Veja esses erros cometidos no marketing de conteúdo. 

Por mais estratégicas que sejam as suas pautas, a grande quantidade de conteúdos disponíveis na web e a alta competitividade de determinadas palavras-chave, aumentam a dificuldade de ranqueamento e de acesso a muitos conteúdos.

Para conseguir um bom resultado com o trabalho, saiba o que você não pode mais errar a partir de agora!

Produzir artigos sem desenhar uma jornada de compra para a persona.

Sabe-se que a produção de artigos para Blog é a estratégia mais utilizada (e muito recomendada) para a aplicação do marketing de conteúdo.

O que vale ressaltar, no entanto, é que, ao pensar em qualquer produção de conteúdo, é fundamental definir pautas que visem a conversão do seu potencial cliente.

Neste ponto, fala-se de conteúdos de topo, meio e fundo de funil. Embora os termos sejam básicos para a maioria dos profissionais da área, muitos ainda se perdem em sua construção no dia a dia de trabalho.

O resultado tende a ser um dos caminhos a seguir:

  • Muito conteúdo de topo de funil que não linka com outros assuntos do Blog e que não leva o leitor à conversão;
  • Muito conteúdo de fundo funil que objetiva apenas a venda.

Essa é a forma com que categorizamos as produções aqui na Eixo Digital. Para cada novo cliente que chega, desenhamos uma Jornada de Compra para a sua persona definida.

Quando o cliente já possui um Blog ativo, nosso primeiro esforço é organizar todos os conteúdos publicados dentro da jornada, prevendo possíveis melhorias e identificando gargalos.

O objetivo é simples: concluir a jornada, possibilitando ao leitor a permanência no Blog por mais tempo, e levando-o a conversão.

Portanto, ao final de cada artigo, é importante que outro conteúdo seja indicado para que ele prossiga em sua etapa de aprendizado. Usar CTA’s (Chamadas para Ação) em formato de imagem também é extremamente indicado para divulgar Iscas que capturem o e-mail do seu mero visitante e o transforme em lead. 

Ao inserir CTA’s, como o da imagem acima, direcionando para landing pages, você tem a oportunidade de converter, logo no artigo, um visitante em lead.

E, outra dica, é incluir pop-ups de saída com a indicação mais persuasiva de conteúdos que fariam aquele visitante dar o próximo passo em sua jornada de compra.

Feche essas lacunas e, certamente, identificará mais conversões em seu site.

Não monitorar os dados gerados pelo conteúdo. 

Se você produz artigos, publica-os, mas não acompanha suas taxas, certamente o seu marketing de conteúdo está sendo completamente inútil. Isso porque, mesmo diante das melhores práticas de SEO e de conteúdos relevantes e qualificados, você poderia se surpreender ao descobrir que muitos artigos sequer recebem visitantes.

Um dos principais motivos para isso é a alta competitividade de muitas palavra-chave. Ou então, títulos pouco atrativos. Ou, uma meta description inexistente ou mal escrita.

Imagine-se, portanto, com vários artigos publicados gerando 0 visitantes para o seu site. Inútil, certo?

Para acompanhar o desempenho de cada publicação, a análise do Google Search Console e do Google Analytics fornecem dados valiosíssimos.

Pelo Google Search Console, dentre tantas possibilidades, é possível analisar a taxa de cliques, a taxa de impressões e a posição média de qualquer página do seu site selecionada. Apenas por essa checagem, portanto, você saberá se o seu conteúdo está sendo acessado ou não.

Como analisar o Search Console?

Pelo Google Analytics, por sua vez, além da quantidade de visualizações de páginas, é possível verificar o tempo médio que o visitante passa em seu conteúdo e a sua taxa de rejeição (quantidade de vezes que o usuário abandona o seu site a partir de determinada página).

Caso os seus usuários passem, em média, 2 segundos em seus artigos de Blog, por exemplo, você saberá que o conteúdo sequer está sendo lido e poderá questionar a efetividade da sua comunicação.

Não otimizar os conteúdos publicados periodicamente.

Após produzir seus artigos com todas as técnicas de SEO e acompanhar os dados gerados por eles, otimize-os, a partir dos gargalos identificados. 

Acompanhando a performance dos artigos, dentro de uma periodicidade predefinida, é possível prever ajustes simples ou mais complexos, e apresentar resultados, tais como os da imagem abaixo:

Um conteúdo que não recebia qualquer tipo de interação há meses, após a intervenção de SEO, passou para mais de 600 acessos e, atualmente, encontra-se na posição 6,6 do GoogleEsse é o resultado esperado de um marketing de conteúdo otimizado!

Sem SEO, por sua vez, suas produções devem estar com um resultado similar a este aqui: em 3 meses, um conteúdo foi visto 1,49 mil vezes e, mesmo assim, não teve clique algum. Ninguém sequer o abriu.

Para mudar o cenário, o esforço deve ser diário no que diz respeito à análise e otimizações frequentes. A dica é contar com, além de redatores, especialistas em SEO para acompanhar o desempenho de cada conteúdo publicado. 

1-Conteúdo + SEO é a melhor forma de posicionar a sua empresa como 

2-Uma autoridade do segmento. 

3-Melhorando o ranqueamento do seu site como um todo.

4-Capturando muito mais visitantes.

5-Gerando leads mais qualificados para o seu negócio.

Aposte nessa união!

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