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Conteúdos de topo funil

Como utilizar conteúdos de topo funil para atrair mais visitantes?

Muito se fala da importância da produção de conteúdo e de como utilizá-lo para atrair visitantes e posteriormente leads por meio de estratégias de marketing. E é a partir dos conteúdos de topo de funil que a jornada de compra se inicia, com alto potencial de aumentar o tráfego orgânico do seu site.

O que são conteúdos de topo de funil?

O funil de vendas possui 3 estágios – topo, meio e fundo –, e o estágio que tem a função de educar o visitante para que ele se torne um futuro cliente é o topo do funil.

É nessa etapa onde trabalhamos conteúdos mais introdutórios, tratando de temas mais abrangentes sobre o assunto, sem nos aprofundar em uma característica específica, pois nesse momento o visitante ainda não tem ciência do seu problema e é a oportunidade perfeita para atraí-lo através de conteúdos mais abrangentes relacionados ao seu segmento.

Vale lembrar, no entanto, que isso não significa produzir conteúdo de menor qualidade na informação. Essa qualidade precisa ser a mesma em todas as etapas do funil, o que muda é a abordagem.

Além disso, é um momento em que você tem que se preocupar mais em gerar tráfego e visita ao seu site/blog/rede social, do que propriamente vender algo. Nem sempre tudo, em uma estratégia digital, se resume a vendas.

Você precisa tornar a sua marca conhecida no seu segmento e, principalmente, torná-la conhecida por sua autoridade no assunto e, muito disso, se dá pelo fato de realizar uma entrega de conteúdo de valor e que realmente cause impacto em quem está lendo.

Dessa forma, o usuário é atraído para seu site/blog e, pela confiança e credibilidade que seu conteúdo passou para ele, o seu produto ou serviço passam a se tornar uma solução para seus problemas, facilitando a conversão.

Viu como tudo é um processo? E como é importante essa “doação” de conteúdo rico e de valor para esse primeiro contato com o visitante? Assim você cria o “gostinho de quero mais” e é assim que o usuário vai se envolvendo cada vez mais com sua marca. 

Quando uma estratégia de marketing de conteúdo é bem feita, não existirão pautas aleatórias, com base em achismos. Todo o conteúdo será pensado com base em uma possível jornada vivenciada pela persona em foco.

Elementos fundamentais para conteúdo de topo de funil

Para um conteúdo bem-estruturado e que atinja o principal objetivo, que é atrair o visitante e educá-lo para que ele se torne um futuro cliente, é indispensável alguns elementos fundamentais, como os que iremos mencionar a seguir. 

A importância do SEO (Search Engine Optimization)

Dentro da produção de conteúdo, várias estratégias são utilizadas, mas uma que não pode faltar é a presença do SEO – ou otimização para os mecanismos de busca.

Isso porque é essencial que seu conteúdo tenha um bom posicionamento em buscas relacionadas ao seu tema, pois assim aumenta a probabilidade de atrair pessoas que estejam interessadas naquilo que será oferecido para elas posteriormente.

Lembrando que nessa fase – topo do funil – o conteúdo deve conter informações úteis, relevantes e que agreguem na vida do leitor de alguma maneira. Nada de querer vender o seu peixe nessa etapa, ok? É plantando agora para colher – ou melhor, vender – lá na frente! (Sim, por aqui gostamos de frases motivacionais).

Formato para conteúdo de topo de funil

Além de entregar informações úteis e relevantes (eu sei, é muita coisa, mas tenha fé que no fim dá certo e é muito gratificante) o seu conteúdo precisa ensinar algo ao visitante e, ao mesmo tempo, despertar curiosidade nele. Pois essa é uma maneira extremamente útil de mantê-lo interessado e no caminho de tornar-se um LEAD (uhuuul).

E os melhores formatos são?

Exatamente como este que você está lendo agora! É o tipo de conteúdo mais comum e que é muito bem-vindo dentro da estratégia de topo funil, sendo uma das grandes armas do marketing digital. 

Através dos artigos do blog, você pode entregar dicas, tutoriais, respostas objetivas, mas não esquecendo que os textos devem ser educativos e úteis.

Como definir pautas para blogs corporativos?

Webinars

É mais uma das formas de produzir conteúdo de qualidade, relevante e qualificado para sua audiência.

Como o nome já diz, Webinars são seminários online em vídeo, ao vivo ou gravados, no qual um especialista do segmento comenta sobre um assunto, geralmente com a possibilidade de comentários da audiência via chat. 

Por se tratar de um conteúdo muito útil em todas as etapas do funil, é importante ter o cuidado de abordar assuntos que tenham como foco principal responder questões iniciais sobre o tema, despertando a vontade no público de se aprofundar e consumir cada vez mais os demais conteúdos.

Afinal, nossa intenção nessa fase é atrair mais e mais visitantes com os conteúdos topo de funil e depois consolidá-los.

Redes Sociais

Outro formato de conteúdo muito bem-vindo e com o poder altíssimo de gerar interesse são os posts em redes sociais. Mesmo porque, elas são uma das melhores opções para atrair visitantes e despertar neles curiosidade e vontade de consumir sua marca. 

Porém, a produção de conteúdo para as redes sociais não pode ser feita de forma unificada– as mesmas produções para todas as mídias –, afinal cada canal tem o seu formato de comunicação e tem um foco diferente.

Portanto, ter uma estratégia diferente para cada uma das redes sociais que você for trabalhar é indispensável.

Lembrando que as pessoas usam as redes sociais para se conectar pessoal e profissionalmente ou para se divertir. Então, independentemente do assunto, os conteúdos precisam ser interessantes e chamativos. Já para conteúdos mais densos, o usuário precisa ser direcionado para o seu site ou blog.

Qual tipo de conteúdo ideal para a minha marca?

A verdade é que os conteúdos de todas as etapas do funil – topo, meio e fundo – complementam um ao outro. Logicamente, dependendo do objetivo da sua estratégia atual, um tipo será melhor que o outro, mas eles nunca deixam de ser complementar. 

O cenário perfeito é que você consiga produzir, de diferentes formas, em todos os canais necessários para alcançar os resultados desejados. Dessa forma, você vai alcançar um nível hard de maturidade no conteúdo para o seu negócio.

E vamos te contar um segredo: é quando está tudo rodando conforme o planejamento inicial e, principalmente, trazendo resultados efetivos!

Incentive outras pessoas a aprender com esse conteúdo. Compartilhe!

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