O Google Trends é o planejador de palavras-chave do Google e, neste artigo, você vai aprender o passo a passo de como usar ele para fazer a sua estratégia de conteúdo.
Quando eu cheguei na Eixo Digital, já há um tempo, eu tinha pouca noção de planejamento de palavras-chave e, quem dirá, das ferramentas que eu podia utilizar para isso. Mas, normal, também tive que ‘arregaçar as mangas’ e me aprofundar mais e mais.
Se você está nessa fase agora e entende pouco do assunto, continue lendo abaixo que vou te explicar exatamente o que é o Google Trends da melhor forma possível, como gostaria que tivessem feito comigo no início.
Agora, se você já tem uma boa noção do Google Trends e de produção de conteúdo.
O que é o Google Trends? Conheça a ferramenta de palavras-chave do Google!
O Google Trends é uma ferramenta online gratuita que permite ter acesso a estatísticas daquilo que as pessoas estão buscando no Google, em qualquer momento e em qualquer lugar. Você pode utilizá-lo para pesquisar as tendências do momento no mundo todo, sobre os mais diversos assuntos.
Você pode, por exemplo, saber o assunto que está sendo mais buscado hoje no Brasil, ou, ainda, ver o quanto os brasileiros pesquisaram sobre o mesmo tema nos últimos anos.
Criada em 2006 e considerada um grande planejador de palavras chaves, a ferramenta também permite que você compare resultados.
Ao pesquisar sobre um termo ou palavra, o Google Trends mostra algumas buscas relacionadas, que usuários que pesquisaram pelo termo inicial também procuram saber sobre. A partir disso, é possível comparar as principais buscas e ver qual é a mais procurada pelos usuários.
Isso é uma grande ajuda para quem quer ter insights sobre o comportamento de busca do seu público, ou, inclusive, pesquisar palavras-chave para compor um planejamento de conteúdo.
Como funciona o Google Trends como planejador de palavras-chave, exatamente?
Vamos entender melhor juntos, pode ser? Acesse a ferramenta em www.google.com.br/trends. Como ela é gratuita, não há necessidade de cadastro nenhum.
Logo de cara, você tem acesso a alguns exemplos do próprio site que vão ajudá-lo a compreender melhor como funciona todo o recurso e aos assuntos que estão sendo mais comentados no Brasil todo. Viu aí? Caso deseje saber as tendências de busca em outro país ou região, basta alterar a localidade no canto superior direito.
Se quiser saber sobre algum termo de pesquisa específico, ou sobre uma palavra-chave que pensou para o seu texto, é só digitar a palavra no campo de pesquisa. A partir daí, o Google Trends irá gerar um gráfico com as estatísticas da busca e mostrar para você o volume de busca daquele tópico.
Depois de gerado o gráfico, é possível também segmentar a região, o tempo desejado, a categoria da palavra (ciência, finanças, jogos, viagens etc.) e o formato do conteúdo no Google — pesquisa na web, imagem, notícias, shopping ou Youtube — de acordo com a sua estratégia. Assim, os dados gerados são mais precisos e interessantes.
Como usar o Google Trends para planejar palavras-chave na prática?
Antes de criar um material, você pensa em algumas palavras-chave que o seu público pode utilizar durante as suas buscas e que impactam positivamente no seu negócio, certo? Com o Google Trends, é possível testar e comparar o volume de busca desses termos, para decidir qual será utilizado como principal no material.
Por exemplo: imagine comigo que a sua persona é millennial, consumidora árdua de séries de tevê, e você quer fazer um conteúdo especial com base em alguma das séries que ela gosta.
Mas, qual a série que você deve escolher?
Fácil: é só fazer uma pesquisa de opinião prévia com o público para saber quais as séries que eles mais assistem (pode ser por meio de uma simples enquete no Instagram, por exemplo).
A partir daí, suponhamos que as cinco mais comentadas foram: Game Of Thrones, La Casa de Papel, Riverdale, Greys Anatomy e Friends.
Depois, é só pegar essas cinco séries e jogá-las como palavras-chave na pesquisa do Google Trends, pra comparar os resultados de busca e ver qual é a mais tendência no Brasil atualmente (vale filtrar por um período de tempo aqui, como qual a mais buscada nos últimos 30 dias).
Pronto, Stranger Things apresentou uma boa tendência de busca nos últimos dias e pode ser uma boa fazer uma pauta específica sobre essa série.
Uma boa dica também é pesquisar mais a fundo sobre o termo que apresentou os melhores resultados e buscar entender melhor o porquê disso. Assim, fica mais fácil produzir um conteúdo.
Mas atenção: lembre-se que o uso de palavras-chave deve priorizar resultados efetivos para o seu negócio, visando conduzir o leitor por uma jornada de compra que o leve a se tornar um cliente. Sabendo disso, a não ser que haja uma estratégia bem definida que vise atração e relacionamento com o leitor, de nada adianta produzir conteúdo com alta procura, mas que não se relacionam com o seu produto ou serviço, ok?
Busque ideias para o seu conteúdo
Além do recurso de comparação de palavras-chave ajudar você a decidir qual será o termo principal a ser utilizado na sua estratégia de conteúdo, ele também é útil para gerar novos insights.
Sempre que você pesquisa uma ou mais palavras-chave no Google Trends, no final da página aparecem outros assuntos semelhantes àquela palavra, além de outras consultas/buscas que os usuários estão fazendo relacionadas àquele termo.
Faça o teste junto comigo. Pesquise o termo “redator” e veja o que aparece nos assuntos e nas consultas relacionados a essa palavra-chave.
A partir daí, você ainda consegue clicar em algum desses resultados para visualizar novos dados sobre eles.
Com todas essas informações na sua tela, novas ideias e oportunidades de conteúdo podem surgir.
Isso ajuda a expandir o seu planejamento, resultando em uma estratégia bem mais completa, inteligente e efetiva, como um bom marketing de conteúdo deve ser.
Mas, lembrando: o trabalho de um conteudista não se resume à busca por palavras-chave. Por mais que sejam muito importantes, essa é apenas uma das principais tarefas para se construir uma boa estratégia de conteúdo.
Construa calendários a partir dos resultados e padrões que identificar
Como pôde perceber, depois que faz uma pesquisa no Google Trends e gera gráficos de busca, é possível perceber alguns padrões de pesquisa do usuário.
Análise comigo as buscas em torno da palavra-chave “viagem” nos últimos 5 anos.
Se observar bem, os usuários costumam pesquisar sobre viagem principalmente no início, no meio e no final do ano (os picos do gráfico acima), justamente as épocas de alta temporada por conta das férias escolares.
Se esse for o seu nicho de mercado, por exemplo, você consegue organizar e planejar o conteúdo em um calendário, para distribuí-lo nessas épocas e ser mais efetivo no público e na conversão em leads e vendas.
Viu só? É muito simples usar o Google Trends. Espero que tenha entendido bem e consiga utilizar a ferramenta quando quiser!