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Copywriting: Como escrever conteúdo para pessoas e otimizar para o Google.

Se quiser construir um público para o seu blog, você vai ter que ser mais inteligente com seu conteúdo.

Um dos maiores desafios que blogueiros e especialistas em marketing de conteúdo enfrentam é escrever conteúdo otimizado para motores de busca, mas que também tem apelo para as pessoas.

Segundo o Copyblogger, o SEO é o tema mais mal compreendido online. Mas o conteúdo de SEO não é complicado depois que você entende que as pessoas vêm primeiro, antes dos motores de busca. Empresas de SEO ganham dinheiro porque entendem esses conceitos simples.

Ter sucesso em seu negócio online significa que você precisa ir além de simplesmente “escrever conteúdo”. Seu conteúdo precisa cumprir dois objetivos: primeiro, atrair o usuário final (consumidores, clientes, potenciais clientes, leitores etc.) e segundo, resolver um problema específico.

Mas como criar conteúdo que cumpre esses objetivos? Como criar conteúdo que posiciona bem nos rankings do Google e convence as pessoas? É para isso que serve o copywriting para SEO. Não se preocupe se você não puder pagar um redator de SEO caro. Você pode seguir essas regras simples.

E é isso que você vai aprender nesse artigo. Ele vai cobrir:

  • O que é SEO?
  • Entendendo o Copywriting
  • O que é Copywriting para SEO?
  • Elementos do Copywriting para SEO
  • Escrevendo Conteúdo Útil Para as Pessoas
  • Pesquisa de Palavras-Chave para Criação de Conteúdo
  • Copywriting – Fazendo as Pessoas Agirem

Vamos começar…

Uma forma eficiente de gerar tráfego para seu site a longo prazo é usando SEO. Se você quer aumentar o tráfego do seu site e atrair mais usuários qualificados e clientes.

Entendendo o Copywriting

Copywriting é a arte e ciência de criar conteúdo que faz o leitor/usuário final comprar um produto, assinar uma lista, fazer um test drive ou agir de outra forma que te beneficie.

Copywriting é uma técnica de venda, diz Bruce Bendinger. A definição dele para copywriting vai te fazer sorrir:

Quem leva o usuário a agir? O copywriter. O copywriter (redator) é um profissional habilidoso que escreve textos (copy) para anúncios, promoções e envolvimento do consumidor. No mundo do marketing, eles muitas vezes são chamados de “criativos”. Um copywriter adapta isso para conteúdo online.

copywriter é alguém que entende as pessoas, sabe do que o público gosta e seleciona palavras que vão agradar a ele. O título, as palavras, as frases e os parágrafos usados no conteúdo têm que persuadir e fazer os leitores cumprirem uma ação específica. Um copywriter de SEO também entende como o Google se sente em relação a certas palavras e frases, especialmente frases de cauda longa.

Se você for blogueiro, redator freelancer ou empreendedor online, pode se tornar um copywriter popular se desenvolver sua criatividade e aperfeiçoar suas habilidades de criação.

Se você quiser criar um negócio de sucesso online e sobreviver no mundo de mudanças constantes do SEO, seu trabalho é criar conteúdo útil que seja interessante, persuasivo e bem otimizado para motores de busca – e você precisa fazer isso regularmente. Receber conteúdo atualizado sob demanda é parte da experiência do usuário.

O que é Copywriting para SEO?

copywriting para SEO tem evoluído desde que o Google começou a aplicar suas atualizações.

Se quiser criar conteúdo muito útil que posicione bem no Google e simultaneamente leve clientes ou consumidores pagantes ao seu negócio online, você precisa considerar os componentes do algoritmo de posicionamento do Google.

copywriting para SEO foca em criar conteúdo útil, atraente e valioso que segmenta palavras-chave específicas, para que outras pessoas o divulguem com satisfação nas plataformas de mídias sociais. Isso aumenta a autoridade e a relevância do seu conteúdo e melhora o posicionamento no Google para palavras-chave selecionadas. 

Assim, quando você recomendar veementemente alguma coisa, o Google vai considerar isso relevante e você vai ter melhores resultados com seu conteúdo de SEO.

copywriting para SEO te ajuda a segmentar seus consumidores e resolver os problemas específicos deles com conteúdo de boa qualidade.

Elementos de Copywriting para CEO

Certos elementos de conteúdo valioso, como o apelo visual e as linhas do tempo, são as marcas de um bom copywriting.

Implementar melhores práticas de SEO de forma consistente em seu conteúdo vai naturalmente levar seu conteúdo aos dez primeiros resultados do Google e aumentar o seu tráfego. 

No entanto, há elementos que sempre vão te permitir posicionar bem no Google, além de aumentar sua taxa de conversão. Antes de implementar o copywriting com elementos de SEO, lembre-se que existem coisas que devem vir antes da otimização on page.

Existem muitos recursos para se escrever títulos clicáveis e compartilháveis. Para demonstrar isso, vamos escrever alguns títulos atuais para três indústrias populares: pequenos negócios, fitness e relacionamentos.

Títulos clicáveis e otimizados para pequenos negócios:

  • 7 Tendências de Pequenos Negócios que Vão Afetar Suas Vendas
  • Como Criar Um Pequeno Negócio que Consumidores Vão Adorar
  • Financiando um Pequeno Negócio: Como Levantar 20.000 em 60 Dias.

Títulos clicáveis e adaptados sobre fitness:

  • 10 Segredos Sobre Exercícios Para Mulheres Que Funcionam
  • A Melhor Forma de Perder 4 Kg Após a Gravidez
  • Kits para Personal Trainers: seja um Personal Trainer

Títulos bem-otimizados e atraentes sobre relacionamentos:

  • 3 Formas Divertidas de Trazer Seu Ex de Volta
  • Como Renovar a Vida Amorosa com Seu Cônjuge
  • O Que É Preciso Para ter Um Casamento Incrível?

Analisar os resultados dos motores de busca: digamos que você faça uma pesquisa no Google com o termo “poupar”. Você vai ver que a maioria dos resultados vão ser adaptados para SEO (e segmentar uma palavra-chave), mas alguns dos títulos em si não são atraentes para o usuário. Adicionar uma cauda longa ao título pode ajudar aqueles que pesquisam coisas específicas.

Tanto copywriters de SEO novos quanto os mais experientes recomendam muito baixar o Yoast SEO como plugin do WordPress, para ajudar a otimizar o texto de SEO. Depois de ter aprendido copywriting para SEO, você pode escrever conteúdo que tanto vai posicionar bem na página de resultados do Google quanto atrair cliques de potenciais clientes ou consumidores.

3- Conteúdo 

O conteúdo em si é um elemento essencial do copywriting para SEO. A principal razão pela qual as pessoas fazem buscas no Google e em outros motores de busca é procurar conteúdo útil. Motores de busca também se alimentam de conteúdo SEO atual, e é por isso que você precisa atualizar seu site constantemente.

Marcus Sheridan fez sua empresa de piscinas ir de menos de 10.000 para 80.000 visitantes mensais dentro de 6 meses, e aumentou seu tráfego orgânico publicando em seu blog 2 a 3 vezes por semana.

Se você quiser escrever o melhor conteúdo para posicionar bem no Google, precisa segmentar palavras-chave. Evite usar um excesso de palavras-chave ou otimizar demais. Idealmente, você deve colocar a palavra-chave no seu título, mas assegurar-se de que ele seja natural para seus leitores.

A atualização do Google Panda 4.1 foi concebida para penalizar conteúdo “magro” ou superficial, impedindo que conteúdos fracos posicionem bem no Google. Um post de blog ou artigo típico deve ter pelo menos 1000 palavras. Mas não é só uma questão de extensão, porque muitos artigos muito detalhados ainda assim têm dificuldades para posicionar e manter sua posição nos resultados do Google.

Antes de escrever seu conteúdo de SEO, é essencial que você entenda seu leitor. Depois disso, selecione um nicho e foque em um problema específico que seu leitor está enfrentando. Ousar resolver o problema com seu conteúdo é outra meta quando se combina SEO e copywriting.

Todo conteúdo que você escreve precisa de uma introdução atraente. A introdução é a parte que vem logo depois do título (e sub-título, se você incluir um em seu conteúdo). Sua introdução deve conter pelo menos uma das suas palavras-chave segmentadas, especialmente uma palavra-chave de cauda longa.

No entanto, é crucial entender que o copywriting para SEO moderno já foi além da inclusão e segmentação de palavras-chave. A melhor abordagem agora é escrever conteúdo que aborda a intenção da palavra-chave. Você vai aprender isso mais à frente…

4) Meta Description

Antes de escrever seu conteúdo e novamente antes de publicá-lo, use meta descriptions para ajudar a guiar os motores de busca. Meta descriptions ajudam os motores de busca e os usuários a entender qual é o assunto, e por que suas palavras-chave segmentadas aparecem várias vezes no conteúdo. É aqui que as empresas de SEO ganham seu dinheiro, só porque compreendem isso.

O Moz observou que a meta description é o atributo HTML que fornece uma “explicação concisa” do conteúdo da sua página aos motores de busca. A tag aparece dentro da seção <head> </head> em sua página. Aqui está uma amostra do código:

O Google usa a meta description em sua página como snippet quando as pessoas pesquisam palavras-chave relevantes à sua página. Esse texto de snippet é o que vai determinar se você vai ou não receber cliques, não importa qual é a sua posição nos resultados de busca.

Para propósitos de SEO, a meta description deve ter 150 – 160 caracteres, e geralmente aparece assim no Google:

Nota: se você tem um blog no WordPress, pode instalar o plugin All in one Pack e usá-lo para configurar seu título, meta description e palavras-chave relevantes. Se você é um iniciante em blogs, esse guia vai te ajudar a configurar o plugin.

A Grande Pergunta: como escrever meta descriptions que atraem a atenção das pessoas e posicionam bem no Google?

1º passo: Entenda a intenção da palavra-chave. A intenção da palavra-chave é o propósito ou razão principal por trás dela (seja ela uma palavra-chave seed ou de cauda longa).

Por exemplo: digamos que você seja consultor de mídias sociais e queira atrair clientes ao seu negócio. Aí, sua palavra-chave primária deve ser “conselhos especialistas mídias sociais.”

Quando potenciais clientes inserem essa palavra-chave na pesquisa do Google, em que você acha que eles estão interessados?

O que eles querem está claro – um especialista em mídias sociais oferecendo conselhos sobre como eles podem elevar suas lojas físicas ao próximo nível.

Talvez eles queiram mais seguidores no Twitter, mais envolvimento ou dicas para ganhar mais leads. Sua meta description tem que ser relevante e atraente para eles.

2º passo: Depois que seu artigo ou post for escrito, o próximo passo é escrever sua meta description. O Swell Path recomenda seguir essa checklist:

Para demonstrar, vamos colocar as dicas em prática escrevendo duas metas descriptions adaptadas para SEO e relevantes para nosso público-alvo.

a) Comece com uma pergunta: procurando dicas de especialistas em mídias sociais para adquirir novos leads, converter visitantes em consumidores e melhorar sua marca? Primeiro, estabeleça uma meta definitiva.

Extensão – 156 caracteres.

b) Diga o óbvio: Muitas empresas já desistiram do marketing de mídias sociais porque não sabem o que fazer. Você só precisa de conselhos de especialistas que já geraram sucesso.

Length – 130 caracteres.

Nota: Você não precisa necessariamente incluir as palavras-chave exatas em sua meta description, especialmente quando a frase não fica boa. Já vi muitas páginas posicionarem entre os 10 primeiros resultados no Google sem as palavras-chave principais.

5) Frequência de palavras-chave

A frequência de palavras-chave significa quantas vezes suas palavras-chave selecionadas aparecem na página.

Por exemplo, se sua palavra-chave for “melhores hotéis Londres”, quantas vezes essa palavra-chave exata vai aparecer em seu texto de 300, 500 ou mais de 1000 palavras? Em contraste, a densidade de palavras-chave se preocupa com a proporção em que “melhores hotéis Londres” aparece em comparação às outras palavras na mesma página.

A densidade e a frequência de palavras-chave já não são tão eficazes quanto antigamente, antes de o Google começar a fazer atualizações frequentes, mas continuam sendo uma parte importante do conteúdo para SEO. Evite erros na otimização on-page, como stuffing, excesso de palavras-chave e excessos na tag header.

No entanto, a densidade de palavras-chave ainda afeta o posicionamento orgânico até certo ponto. Segundo Brian Dean, densidade/frequência de palavras-chave é um dos 200 fatores de posicionamento, o que significa que você ainda precisa levar isso em consideração. Mas não vá longe demais.

Veja o que Brian Clark diz a esse respeito:

A única forma de saber se sua repetição de palavras-chave está ótima ou parece spam é comparar aquela frequência à extensão total do conteúdo. Uma densidade de palavras-chave acima de 5,5% pode ser considerada stuffing de palavras-chave, e sua página pode ser penalizada pelo Google. Você não precisa repetir palavras-chave de forma sem sentido para otimizar. De fato, ao fazer isso, é provável que você gere o efeito contrário.

Para verificar sua densidade de palavras-chave, use a ferramenta de densidade de palavras chaves SEObook. 

6) Page Links

Links são os tijolos básicos da sua página web. Uma das 10 coisas que o Google sabe que são verdades é que “sempre existe mais informação em outro lugar”.

Links em sua página dizem ao Google que você está conectado, é sociável e tem conteúdo útil que as pessoas podem acessar em outros lugares. Esse conteúdo pode ser seu ou de outro autor ou site.

Criar links para outros sites e páginas com autoridade é uma indicação de que você valoriza o que outras pessoas criam. O Google vai te recompensar por estar em sintonia com a missão dele: organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis universalmente. Uma boa equipe de marketing recomendaria muito criar links apropriados.

O que copywriters geralmente fazem é encontrar palavras-chave apropriadas, pesquisar dados precisos e aí usar ambos para criar conteúdo irresistíveis. É por isso Copywriting é um dos fatores fundamentais da otimização para motores de buscas.

As regras para criar links para outros sites não são rígidas. Também não existem regras precisas para links internos. No entanto, como um especialista de marketing que quer obter resultados incríveis nos motores de busca, você deve:

  • Criar links para páginas relevantes dentro e fora do seu site em sua introdução.
  • Criar links para mais guias ou conteúdos aprofundados em sua página ou em outros sites.
  • Criar links com um texto-âncora apropriado, que flua naturalmente com o conteúdo.

Como eu disse anteriormente, essas regras não são estabelecidas pelo Google ou por outros motores de busca. Se você se você entender seu público-alvo e produzir o melhor conteúdo para resolver os problemas dos seus leitores, não vai precisar se preocupar com densidade de palavras-chave, links na página e sinais sociais, porque eles vão ocorrer naturalmente.

Lembre-se que conteúdo muito útil sempre vai atrair milhares de compartilhamentos sociais, comentários, leads, clientes e vendas. Esse é o seu trabalho como copywriter de SEO.

Ferramentas e Recursos de Copywriting para SEO: para compreender totalmente e implementar as melhores práticas de copywriting de SEO, você precisa de ferramentas e recursos viáveis. 

Aqui estão alguns que eu recomendo:

Essa é uma app web gratuita que você pode usar para fazer suas palavras, frases e parágrafos fluírem bem. Você pode substituir jargão por palavras divertidas em cinco segundos.

Para uma lista com outros recursos e ferramentas úteis para o copywriting para SEO, visite o Writtent. 

Pontos de otimização de copywriting: Não é possível prever posições nos motores de busca, não importa o quanto você sabe sobre isso, porque o Google sempre atualiza o algoritimo de posicionamento se você quiser contratar uma empresa para criar copy de SEO, precisa ter em mente que eles também podem ter que enfrentar mudanças.

No entanto, existem ações que você pode tomar para aumentar a probabilidade de a sua página aparecer no Google para termos de consulta relevantes. Vamos explorar esses fatores:

Title tags: É uma boa ideia saber como escrever title tags para otimizar para motores de busca. Mais uma vez, o Yoast SEO pode ser útil. A title tag é uma tag meta HTML, como a meta description que vimos anteriormente. Ela é como o título de um livro. É a primeira coisa que aparece nos resultados de busca do Google.

title tag deve ser uma descrição concisa e precisa da sua página da web. O Google vai exibir 50 – 60 caracteres do seu título nos resultados de busca deles. Além de pensar na extensão, escreva títulos alinhados com a sua marca.

O Moz recomenda veementemente que o formato ideal dos seus títulos seja: Palavra-chave principal – Palavra-chave secundária |Nome da Marca

Heading tags: As heading tags têm nomes de h1 a h6. Heading tags vão aumentar o tamanho da sua fonte e fazê-la se destacar. Quando você escreve conteúdo, ele deve ser bem estruturado para os leitores.

Incentive outras pessoas a aprender com esse conteúdo. Compartilhe!

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