Para pensar em um plano de marketing digital de sucesso, em tempos de concorrência acirrada, muita informação disponível e de consumidores cada vez mais críticos e exigentes, inevitavelmente você terá que passar pelo marketing de conteúdo. Neste momento, fala-se menos sobre o que se vende e mais sobre o valor do que se vende.
O marketing de conteúdo prestigia, sobretudo, quem fornece informações relevantes e que respondem a dúvidas comuns de determinado segmento. É a sua oportunidade de se tornar autoridade em determinado assunto.
É claro que definir uma estratégia solida de marketing de conteúdo envolve uma série de passos, muito estudo e muita pesquisa. Então, por hora, vamos começar pelo Blog da sua empresa, um canal que já te garante várias possibilidades. Vamos lá?
(Atenção: se você ainda não entende a importância de se ter um Blog Corporativo).
- Pesquise
De início, pesquise sobre os blogs que já tratam os mesmos assuntos que a sua empresa tratará. Investigue concorrentes. Estude de que forma eles estão se comunicando e se está sendo efetivo ou não (aparentemente, pelo menos).
Além do próprio conteúdo, avalie a estética de blogs concorrentes e a disposição das informações. De todas as análises coletadas, siga as boas práticas e elimine do seu projeto os defeitos identificados.
- Escolha uma plataforma
Existem várias plataformas gratuitas disponíveis como WordPress, Tumblr, Blogger, Weebbly, Medium, Livejournal, Svbtle.
É importante identificar qual destas é mais utilizada, quais os recursos técnicos necessários para cada uma, se é possível investir em SEO na plataforma, dentre todas as demais particularidades do seu negócio.
- Construa um planejamento
Essa é a parte mais importante! Não coloque um blog no ar sem estratégia. Confira alguns passos que você deve seguir:
- Defina a quantidade de postagens por semana;
- Defina quais os conteúdos são interessantes para a sua persona;
- Defina quais as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio;
- Defina os títulos que serão publicados no primeiro mês;
- E, claro, execute o seu planejamento e execute com qualidade!
Quanto mais textos você tiver em seu blog, com conteúdo relevante, respondendo às necessidades de quem busca a informação e sendo estratégico no trabalho de ranqueamento no Google mais visibilidade você terá, em comparação com os concorrentes, e mais credibilidade no mercado.
Lembre-se: blog não é um canal de vendas direto. Você deve conversar com a sua persona e construir um relacionamento com ela. A sua persona precisa confiar que sempre que ela tiver alguma dúvida a respeito do seu segmento, ela poderá ir ao blog da sua empresa retirá-las. Isso fortalecerá o nome da sua empresa no mercado e, claro, o dia em que ela precisar adquirir o seu produto ou serviço, é com a sua empresa que ela comprará.